quarta-feira, 11 de abril de 2007

Jim Jarmusch na estréia da nova cafeteria do Cinema da Fundação


Sobre Café e Cigarros , o excêntrico longa de Jim Jarmusch ("Flores Partidas", "Dead Man", "Down By Law"), está de volta ao Recife, em exibição única nesta quinta (12), no Cinema da Fundação. Mais que conveniente, o motivo é celebrativo: a reinauguração da cafeteria do cinema, batizada sugestivamente "Café Castigliani". Era o que estava faltando desde que o local foi inteiramente reformado, no começo do ano passado.

Os novos responsáveis pelo estabelecimento são o cineasta Leonardo Lacca e sua parceira, Nara Oliveira. O que antes era uma lanchonete um tanto limitada, agora parece que vai combinar bem com a tradicionalmente elogiada programação de filmes. É verdade, não é comum um cineasta ser dono do café de cinema. Lacca, no entanto, foi além: ele e Oliveira se especializaram no assunto fazendo um curso de barista no Centro de Preparação de Café de São Paulo.

A exibição está marcada para às 20h20. No fim da projeção, Lacca e Oliveira fazem discotecagem. Com a programação especial, a Fundaj informa que a sessão de O Homem Duplo, marcada para esta data e horário, está cancelada. Abaixo, uma sinopse feita pela Fundaj para o filme de Jarmusch, que conta com a participação de seus atores prediletos: Tom Waits (contracenando com Iggy Pop), Roberto Benigni, Bill Murray, Alfred Molina, e mais os irmãos Jack e Meg White (da banda White Stripes).

Antes, uma suposição sobre o nome do bistrô: Castigliani é o sobrenome da família de mafiosos que perseguem um personagem de David Lynch no intrigante "Cidade dos Sonhos". No filme, um dos irmãos experimenta um 'espresso' curto, mas, exigente que é, cospe o líquido preto num guardanapo de pano...

----------------------------------------------------------------

Sobre Cafés e Cigarros
Quinta-Feira, 20h20, dia 12. Ingresso: R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia)

Reunindo uma série de 11 curtas-metragens, o filme apresenta diversos personagens que, bebendo café e fumando cigarros, discutem os mais variados temas, tais como picolés com cafeína, Abbott & Costello, a ressurreição de Elvis Presley, a forma correta de se preparar um chá inglês, as invenções de Nikola Tesla, desentendimentos familiares, Paris nos anos 1920, rock, hip hop e o uso da nicotina como inseticida.
Filmes do Estação / Tela Plana / Projeção Digital / 96 min. / Dolby Digital / 14 anos.

Nenhum comentário: