domingo, 15 de abril de 2007

João Pessoa-PB comemora o Dia Mundial do Desenhista

Quinze de abril, é o Dia Mundial do Desenhista. Enquanto o site da FTD comemora com a música Aquarela, de Toquinho, o Quadro Mágico conseguiu apurar um evento comemorativo em João Pessoa-PB: uma exposição de sete artistas paraibanos.

Abaixo, matéria publicada no Jornal de Paraíba sobre o evento:

--------------------------------------------------------
Fazendo graça com o cotidiano
ANDRÉ CANANÉA

Eles são responsáveis pela graça do nosso dia-a-dia. Com a habilidade e o talento de desenhar e construir frases e diálogos memoráveis, os chargistas, cartunistas e caricaturistas costumam criticar, com muito bom humor, as situações políticas e sociais do nosso cotidiano. E alguns desses trabalhos feitos aqui mesmo, na Paraíba, estarão expostos, a partir desta segunda-feira, na Sala de Exposição Tomaz Santa Roza, no Casarão dos Azulejos, em João Pessoa.

Trata-se da mostra coletiva “Criadores do Humor”, que reúne 28 trabalhos, entre charges, caricaturas, cartuns e ilustrações de sete paraibanos de renome na área: Cristóvam Tadeu, Domingos Sávio, Fred Ozanan, Henrique Magalhães, Luzardo Alves, Régis Soares e William Medeiros. A abertura da exposição está marcada para as 19h30 com apresentação de música ao vivo, performance teatral e exibição de vídeos. A ação da Subsecretaria de Cultura do Estado é uma homenagem ao Dia Mundial do Desenhista, comemorado no dia 15 de abril. A exposição fica aberta à visitação até final de abril, das 12h às 17h.

Apesar de comumente serem confundidos, charge, cartum e caricatura são tipos de desenho bem distintos. A charge é uma crítica baseada em fatos reais, em acontecimentos do cotidiano. “A charge é uma palavra de origem francesa que significa ‘carga’. Então os ilustradores soltavam na charge toda sua ‘carga’ crítica e irônica através dos desenhos”, ensina William Medeiros, um dos grandes caricaturistas do Estado, que tem uma grande contribuição também como chargista.

Ao contrário da charge, o cartum não tem amarras com fatos reais. “É uma piada desenhada, com um tema universal, um tema livre”, conceitua William. Já a caricatura é uma distorção da fisionomia de uma pessoa. “Muita gente confunde charge e caricatura, mas são coisas distintas. A caricatura pode fazer parte da charge”, explica. Alunos da UFPB também mostrarão seus dotes artísticos na coletiva. Alisson Ricardo, Galdino Otten, Jacqueline Lima, Leonildo Galdino, Maximiano Fernandes, Miguel Felipe, Nícollas Golzio, Raoni Xavier e Ricardo Jaime - a maioria design ou ilustrador.

Nenhum comentário: