terça-feira, 24 de abril de 2007

"O Alienista" em quadrinhos: um bom exemplo de adaptação



Os irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá fizeram uma bela versão em quadrinhos de "O Alienista" (R$39,90), de Machado de Assis. Editado pela Agir, recentemente adquirida pela Ediouro, o livro está sendo anunciado como o primeiro de uma série a adaptar clássicos da literatura brasileira. Que venham mais.

Longe da chatice das adaptações convencionais, os autores acertaram a mão. Não mutilaram o texto para caber em poucos quadros (tiveram espaço para isso, são 72 páginas), fizeram bom uso da linguagem dos quadrinhos: sequências em silêncio, cores em tons de sépia, uso de metáforas e um traço que caracteriza com pompa e nobreza os personagens deste conto passado no fim do século 19.

Talvez por isso a palavra "quadrinhos" está ausente da capa. Os editores preferiram usar o eloqëente "Grandes clássicos em graphic novel". Não importa o nome, a obra é um convite irresistível a conhecer o alienista original.

Outro trabalho dos irmãos desenhistas, "De:TALES" (Dark Horse), acaba de ser indicado ao Eisner Awards, o "Oscar" dos quadrinhos, na categoria "Melhor edição americana para material estrangeiro".

Nenhum comentário: