domingo, 21 de outubro de 2007

Notícias do primeiro 24HCD Recife



Visitei agora há pouco o estúdio da Oi Kabum!, no Recife Antigo, onde estão em regime de internamento os participantes do 24 Hour Comic Day - Recife. Quando cheguei lá, quase bebi um líquido preto num copo descartável pensando que fosse café. Era tinta nanquim.

Nesta primeira edição do evento que encerra as atividades do circuito experimental do FIHQ, os três melhores trabalhos ganham troféus, kits de quadrinhos, e a oportunidade de ter seu trabalho publicado numa coleção.

A produção está alta, tem desenhista quase terminando as 24 páginas - e olha que não havia passado nem 12 horas desde o início do desafio. O que tornou o local uma bagunça de tinta, papel, pincel e bolsas espalhados por todo o lado.

Tudo começou às 9h de sábado, quando a organização deu a largada oferecendo dois temas para livre escolha dos participantes. Um deles, Anderson Lucena, começou desenhando um tema, mas, lá pelas tantas, mudou de opinião e começou tudo de novo. Ele disse que sua HQ é sobre a indústria do consumo e da guerra, sendo George Bush e Bin Laden são dois lados da mesma moeda. Veja uma amostra de seu trabalho:







Já Anaíra Mahin, em plena página 10, ainda não sabia dizer qual o tema escolhido. Deixou para decidir durante o processo. Está criando uma história-fluxo-de-consciência conduzida por uma galinha d'angola (ou guiné), e onde a própria autora é uma das personagens:



Além do indispensável café preto, a organização do 24HCD providenciou um tratamento vip para receber os desenhistas, o que inclui café da manhã, almoço e janta (tipicamente pernambucana: macaxeira com charque), além de dois lanches com direito a melancia, sanduíche de queijo e refrigerante. Tudo grátis, assim como o material de trabalho: canetas, nanquim, godês, lápis, pincéis, estiletes, cola e apontadores.

Bem estruturada e de localização central, a sede da Oi Kabum! é uma grande aliada para a viabilidade e continuidade do projeto. O coordenador Romo Oliveira diz que para o evento melhorar ainda mais, só falta uma premiação em dinheiro. Ele também adianta que o Recife: 12 horas de HQ, continua como forma de aquecimento para o 24HCD.

Nenhum comentário: