terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O homem e a cidade: realidade e invenção



Grande vencedor do Festival de Brasília 2010, o documentário mineiro O céu sobre os ombros, de Sérgio Borges, é a atração principal de hoje, na Expectativa 2012/Retrospectiva 2011 do Cinema da Fundação. O diretor estará na sessão, às 20h30, para conversar com o público. O filme trata do cotidiano de três pessoas anônimas, que moram em Belo Horizonte. Uma delas é uma transexual que vive entre a prostituição e cursos que ministra sobre sexualidade. Outra é um hare krishna, líder de torcida organizada. O terceiro é um africano que escreve livros, sem terminar nenhum.

O céu sobre os ombros é o primeiro longa de Sérgio, que vem chamando a atenção da crítica por sua narrativa incomum, que desperta dúvidas sobre a natureza do filme, entre a realidade e a invenção. Na aproximação com os personagens, abordados com leveza e intimidade por vezes invasiva e na forma como estes olham e habitam a cidade estão as maiores forças do projeto, assinado pela produtora Teia, uma das principais do cinema contemporâneo brasileiro.

Não deve ser acaso, mas sintonia, a proximidade estética com o trabalho do pernambucano Gabriel Mascaro, Avenida Brasília Formosa. Ambos compartilham do mesmo diretor de fotografia, o cearense Ivo Lopes de Araújo. E foram encartados na edição de novembro da revista Piauí, junto com análise acadêmica em artigo escrito pelo pesquisador Cézar Migliorin. Assim como o filme de Gabriel, há muito o que aprender com o de Sérgio. Cada estranhamento é uma chave, para portas que levam a boas surpresas. Ou, melhor ainda, a alguns mistérios.

(Diario de Pernambuco, 13/12/2011)

Nenhum comentário: