quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Coluna de lançamentos, bastidores e "eu indico" da semana

Lançamentos DVD



Metal - Calcado no espírito dos filmes de aventura e ficção da geração 1970-80, esta é uma ótima resposta à atual desumanização do cinema comercial, total contramão dos filmes de robôs 100% calcados em pirotecnia e metal retorcido, como Transformers. Apesar do tom moralista e de encantamento tecnológico dos produtores Spieberg / Zemeckis, a real força do filme está na reaproximação entre pai (Hugh Jackman) e filho em mundo violento, já visto em O Campeão (1979) e Falcão - O Campeão dos Campeões (1989).
Gigantes de aço (EUA, 2011). De Shawn Levy. 127 minutos. Disney.



Estrada - Aos 60 anos, operário de um matadouro viaja pelo interior em busca de papeis que comprovem que cumpriu o tempo de serviço para receber a aposentadoria. Gordo e de cabelos compridos, Gérard Depardieu montado em uma chopper é o mamute em si, ser anacrônico que carrega no corpo o peso do passado conturbado e anos de conformismo. Mamute é um filme de estrada, e como tal, de descobertas existenciais e uma bela revisão do ideário de liberdade hippie pela perspectiva de quem o redescobre na terceira idade.

Mamute (França, 2010). De Gustave de Kervern e Benoît Delépine. 92 minutos. Imovision.



Elite - Drama familiar em que três irmãos de família rica (Rodrigo Santoro, Cauã Reymond e Débora Falabella) precisam lidar com as emoções e as responsabilidades provocadas pela morte do pai (Paulo José). Santoro volta da Itália com a esposa, encontra o irmão inconsequente (Raymond) ameaçado por dívidas e descobre que tem uma meia-irmã com deficiência mental (Falabella). A imersão nesse círculo íntimo de representantes da elite mostra que o país de Risturm está bem distante da realidade social brasileira.

Meu país (Brasil, 2011). De André Ristum. 90 minutos. Imovision.

Bastidores

Cubano - A Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba abre as inscrições para a seleção de estudantes brasileiros até 10 de março. As provas serão aplicadas em cinco cidades. Para participar, é preciso, entre outros requisitos, ter entre 22 e 29 anos. No Recife, a seleção será feita pelo Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne). Mais informações: www.eictv.org.

Bola no pé - O Cinefoot - Festival de Cinema de Futebol procura filmes para compor sua edição de 2012. É o único festival latino-americano de longas e curtas-metragens sobre futebol. Até 1º de março.

Seminal - Uma sessão especial em homenagem ao cineasta Linduarte Noronha, falecido na última segunda-feira, será promovida pelo Cinema da Fundação. Com direção e roteiro de Noronha e fotografia e montagem de Rucker Vieira, o curta-metragem O cajueiro nordestino (1962) foi filmado dois anos depois do mítico Aruanda e será exibido em 16mm no próximo domingo, às 17h40, com entrada franca.

No centro - O CinePasárgada (Rua da União, 263 - Boa Vista) exibe nesta quinta o filme O leitor (2008), de Stephen Daldry. Após a sessão haverá debate com o coordenador do curso de cinema da UFPE, Rodrigo Carreiro. Às 19h, com entrada franca.

Eu indico

Recomendo Cadillac Records (EUA, 2008), de Darnell Martin. É um filme que dá oportunidade de se informar sobre a verdadeira história do surgimento do blues, jazz e do rock’n’roll.

Zé Brown é rapper e embolador

Nenhum comentário: