sábado, 11 de fevereiro de 2012

Star Wars 3D



Star wars está de volta em 3D. Geek de primeira hora, George Lucas não poderia deixar de atualizar seu trabalho mais representativo para a nova tecnologia. Lançada em blu-ray no fim do ano passado, a saga completa está de volta aos cinemas. Mesmo que eliminado o suspense sobre os personagens principais, Darth Vader e Luke Skywalker, assistir os seis episódios na ordem “correta” (os tomos 4, 5 e 6 foram produzidos primeiro, entre 1977 e 1986) ainda é uma oportunidade e tanto. Efeitos visuais inovadores e o talento de Lucas em fundar mitologia própria fazem de Star Wars um marco do cinema mundial. O melhor ainda está por vir, com A vingança dos Sith (episódio 3) e O império contra-ataca (Episódio 5).

Episódio 1 – a ameaça fantasma, que estreia nesta sexta-feira, pode ser visto como um prelúdio de luxo, onde são apresentados o jovem Obi-Wan Kenobi (Ewan Mcgregor) e seu tutor, Qui-Gon Jinn (Liam Neeson), o mestre Yoda e os androides R2D2 e C3PO, com participação de Jabba Hut.

A história, que transforma a criança Anakin Skywalker em herói da Rainha Amidala (Natalie Portman, pós-adolescente) só não é mais infantil do que o Episódio 6 – o retorno de Jedi. Na melhor das hipóteses, serve para elucidar que o conflito entre a República (defendida pelo conselho Jedi) e a maligna Federação do Comércio começou por um problema fiscal.

Produzido em 1999, doze anos depois pouco resta de atraente no longa, calcado em referências visuais díspares: RPG, videogame, pré-história, a cidade retrô-futurista de Metropolis e a sintaxe de filmes bíblicos. Destes, além disso, herdou uma dramaturgia tacanha, incapaz de investir em condutores emocionais como serão Luke, Han Solo e Chewbacca, em um futuro não muito distante. Obi-Wan e Qui-Gon são praticamente os Reis Magos, que protegem Anakin, “o escolhido” para trazer o equilíbrio entre as nações, sem saber que nele reside o “Anticristo” Darth Vader.

Como a série não foi concebida para esta técnica, o 3D quase sempre fica aquém das expectativas. Em alguns momentos, é aplicado só nas legendas. Em outros, como na luta de sabres entre Jedis e o Lorde Sith Darth Maul e a corrida de Pod-racers, faz valer o preço do ingresso.

(Diario de Pernambuco, 11/02/2012)

Nenhum comentário: